PROGRAMAÇÃO ABRALIN EM CENA IFFLUMINENSE MACAÉ
*programação
completa
Dia 13/09
(terça-feira)
14h às 17h30min -Entrega do Material
Local:
18h -Abertura do Evento.
Local: Auditório – Bloco A
18h30min - Mesa-Redonda de Abertura
Local: Auditório – Bloco A
Tema: “O gênero textual e o ensino
de língua.”
Palestrantes:
Profª. Ms.Isabela Bastos de Carvalho (IFF)
Prof. Dr. Fábio André Coelho (UERJ)
Profª. Drª.Maria Del Carmen González Daher
(UFF)
20h30min – Coquetel
Dia 14/09
(quarta-feira)
9h -Mesa-Redonda 1
Local: Auditório – Bloco A
Tema: “O ensino da língua na formação da
cidadania.”
Palestrantes:
Prof. Dr. Dante Lucchesi (UFF)
Profª. Drª. Victoria Wilson (UERJ/FFP)
Prof. Dr. Xoán Carlos Lagares
Diez(UFF)
11h às 11h30min - Sessão de
Lançamento de Livros
Língua e Sociedade
Partidas (Prof. Dr. Dante
Lucchesi)
11h30min às 13h30min - Almoço
13h30min – Palestra : “O diálogo entre a pesquisa e
a prática docente.”
Local: Auditório – Bloco A
Palestrante:
Prof. Dr. José Carlos Azeredo(UERJ)
15h15min às 15h45min- Sessão de Lançamento de Livros
-Derrubando
paredes: por um novo ensino de língua portuguesa. (Profª.
Ms.Isabela Bastos de Carvalho)
15h45min às 17h45min - Grupos Temáticos
GRUPO
TEMÁTICO: Produção textual: atividades
de escrita, reescrita e avaliação.
SESSÃO 1 – Dia:
14/09 (quarta-feira) – Horário: 15h45 às 17h45 – Local: Bloco A – Miniauditório
II
Mediador: Vânia
Dutra (UERJ/UFF)
AUTORIA
E ESCRITA DE MEMÓRIA MARCANTES DE TRAJETÓRIAS PEDAGÓGICAS
Jackeline Barcelos Corrêa (UENF)
RELAÇÃO
COM A ESCRITA: UMA ANÁLISE NO PIBID PEDAGOGIA DA UENF
Luciana da Silva Almeida (UENF)
Rysian Lohse Monteiro (UENF)
ENSINO
GRAMATICAL E ESCRITA CULTA PADRÃO: ESTRATÉGIAS DE RELATIVIZAÇÃO EM PAUTA
Anna Carolina da Costa Avelheda
(UFRJ)
O
RESGATE DA IDENTIDADE DE DISCENTES DA E.J.A. POR MEIO DO GÊNERO MEMÓRIAS.
Carlos André da Silva Souza (CPII)
A
INFLUÊNCIA DA ESCOLA NA REALIZAÇÃO DO OBJETO DIRETO ANAFÓRICO
Silvia Carolina Gomes de Souza
(UFRJ)
GRUPO
TEMÁTICO: Gêneros textuais e ensino.
SESSÃO 1 – Dia:
14/09 (quarta-feira) – Horário: 15h45 às 17h45 – Local: Bloco
A - Miniauditório III
Mediador: Maria
do Rosário Roxo (UFRRJ)
AQUISIÇÃO
DA LSB PELOS SUJEITOS DAS COMUNIDADES SURDAS
Fernanda Grazielle Aparecida Soares
de Castro (UFRJ)
O
ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO NO TEXTO DE LITERATURA INFANTIL
Marcia Andrade Morais Cabral (UFRJ)
CONTRIBUIÇÃO
DAS TIRINHAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE NA GRAMÁTICA
REFLEXIVA DE WILLIAM CEREJA E THEREZA COCHAR
Maísa Rena Haddad (IF Fluminense)
Pedro Silva Goudard Cruz (IF
Fluminense)
O
TRABALHO COM O GÊNERO TEXTUAL MÚSICA EM SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM LINGUÍSTICA
Tatiane Almeida de Souza (UENF)
GRUPO
TEMÁTICO: Leitura na e para a escola.
SESSÃO 1 – Dia:
14/09 (quarta-feira) – Horário: 15h45 às 17h45 – Local: Bloco B - Sala 201
Mediador: Fábio André
Coelho (UERJ)
ENTRE
UNIVERSIDADE E ESCOLA: UMA DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO LEITORA DOS FUTUROS
PROFESSORES DE LÍNGUA E LITERATURA
Giulia Alexandre Silva de Almeida
(UFF)
A
LEITURA NAS PRÁTICAS DOS BOLSISTAS FORMADORES DE LEITORES: AÇÕES DO SUBPROJETO
DO PIBID/PEDAGOGIA
Liz Daiana Tito Azeredo da Silva
(UENF)
DE
UMA MENTE DE LEMBRANÇAS E MEMÓRIAS: UM REFLUXO
Lara Prazeres Ribeiro Gomes (IF
Fluminense)
Lucas Simão da Silva Manhães (IF
Fluminense)
Anna Carolina Baur (IF Fluminense)
CONHECIMENTO
PRÉVIO E METACOGNIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA LEITORA
Fernanda Gonçalves de Laia (UFRRJ)
"OLHA
PARA O CÉU, FREDERICO!" UMA FONTE DOCUMENTAL PARA A HISTÓRIA DO CICLO
AÇUCAREIRO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES
Adriana Cleusa de Miranda (IF Fluminense)
SESSÃO 2 – Dia:
14/09 (quarta-feira) – Horário: 15h45 às 17h45 – Local: Bloco B - Sala 202
Mediador: Olivia
Melo Fonseca (IF Fluminense)
A
LITERATURA DE CORDEL COMO FONTE DE INCENTIVO À LEITURA
Luana Monteiro de Oliveira Cruz (IF
Fluminense)
Andressa de Azevedo Martins (IF
Fluminense)
A
FORMAÇÃO DE LEITORES NOS CURSOS TÉCNICOS DO IFFLUMINENSE
Marilia Siqueira da Silva (IF
Fluminense)
DA
LEITURA DO ENUNCIADO PARA A LEITURA DA ENUNCIAÇÃO: AS MÁSCARAS DO DIZER
Ivana Quintão de Andrade (UFF)
MANOEL
DE BARROS PARA CRIANÇAS?
Rodrigo da Costa Araujo (FAFIMA)
DAS LEITURAS DE (IN)FORMAÇÃO
Felipe da Silva Ferreira (CEFET-RJ)
GRUPO TEMÁTICO: O ensino de língua e o uso das TICs
SESSÃO 1 – Dia:
14/09 (quarta-feira) – Horário: 15h45 às 17h45 – Local: Bloco B - Sala 203
Mediador: Juliana
Barreto da Silva (IF Fluminense)
IDENTIDADE
DOCENTE E AS TICs NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
Dhienes Charla Ferreira (UENF)
COMUNICAÇÃO
E LINGUAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS
Margarethe Steinberger-Elias
(UFABC)
O
GÊNERO MUSICAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM E VALORIZAÇÃO DA CULTURA
AFRO-LATINA NO DESENVOLVIMENTO DA INTERCULTURALIDADE NAS AULAS DE ESPANHOL.
Stefany Silva Vieira de Almeida (IF
Fluminense)
A
GAMIFICAÇÃO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DE APLICATIVOS
EDUCACIONAIS
Thamiris Oliveira de Araujo (IF
Fluminense)
SESSÃO 2 – Dia:
14/09 (quarta-feira) – Horário: 15h45 às 17h45 – Local: Bloco B - Sala 204
Mediador: Rita de
Cássia Nonato Melo (IF Fluminense)
LÍNGUA
PORTUGUESA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: PRODUÇÃO DE TEXTOS MULTIMODAIS NO
ENSINO BÁSICO
Julio Neves Pereira (UFBA)
O
ENSINO DE PORTUGUÊS MEDIADO PELA TECNOLOGIA: TAL SUJEITO, QUAIS METODOLOGIAS?
Rhaísa Sampaio Bretas (IF
Fluminense)
Cinthia Pinheiro Lisbôa (IF
Fluminense)
A
UTILIZAÇÃO DA INFOGRAFIA NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Wallace Gonçalves Pereira (UFRJ)
LITERATURA
INFANTIL, LÍNGUA E ENSINO: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS POR MEIO DAS TICs
Penha Élida Ghiotto Tuão Ramos (IF
Fluminense)
GRUPO
TEMÁTICO: Língua estrangeira e
internacionalização acadêmica
SESSÃO ÚNICA –
Dia: 14/09 (quarta-feira) – Horário: 15h45 às 17h45 – Local: Bloco B – Sala 205
Mediador: Camila
França Barros (IF Fluminense)
AS
LÍNGUAS DA ITÁLIA E DO BRASIL E AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS QUE PROTEGEM OU
EXCLUEM.
Vitor da Cunha Gomes
(UFRJ/PPGLEN/CAPES)
LÍNGUA
E INSERÇÃO SOCIAL: UM PROJETO PARA O ENSINO DE FLE EM ESCOLAS PÚBLICAS DO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
Marina Mello de Menezes Felix de
Souza (UFF/APFERJ/CAPES)
Telma Cristina Pereira (UFF)
Telma Cristina Pereira (UFF)
O
DISTANCIAMENTO ENTRE O PORTUGUÊS BRASILEIRO E O "PORTUGUÊS
PORTUGUÊS": A ÓTICA DAS INFLUÊNCIAS LINGUÍSTICAS NO NÍVEL DO LÉXICO
Thiago Soares de Oliveira (IF
Fluminense)
Camilla da Silva Mendes (IF
Fluminense)
Nathalia Reis de Medeiros (IF
Fluminense)
Bruna de Almeida Freitas (IF
Fluminense)
A
LINGUA “ESTRANGEIRA” DOS SURDOS BRASILEIROS: O CASO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DA
LIBRAS
Hector Renan da Silveira Calixto
(UERJ)
O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ABORDAGEM COMUNICATIVA
Laís Teixeira Lima (IF Fluminense)
Andressa Teixeira Pedrosa Zanon ((IF Fluminense/UENF)
Dia 15/09
(quinta-feira)
9h -Mesa-Redonda 2
Local: Auditório – Bloco A
Tema: “A língua e a organização do
pensamento.”
Palestrantes:
Prof. Dr. Eduardo
Kenedy (UFF)
Profª. Drª. Roza
Palomanes (UFRRJ)
Profª. Drª. Ana Flávia Gerhardt (UFRJ)
11h às 11h30min – Atividade Cultural
11h30min às 13h30min - Almoço
13h30min às 17h30min – Minicursos
1-Análise de
testes de idiomas para acesso à universidade: uma proposta de roteiro e
padrões de avaliação dos testes.
(Prof. João
Carlos Lopes – UFRRJ)
O curso
consistirá de uma proposta de análise das características contextuais, formato
e objetivos de avaliação dos exames de língua inglesa para acesso às
universidades brasileiras. Baseado em roteiro proposto por Lopes (2015) “Porque
a Análise de Gênero Ainda Vale a Pena: Uma abordagem de testes na linha do
tempo”, os momentos de análise serão abordados e exemplificados e uma
minioficina de análise será ministrada.
2. O ensino
de Libras
(Prof.
Rafael Carlos Lima da Silva– UNIFAL - MG)
(Profª.
Thaís Magalhães Abreu - UNIFAL - MG)
O minicurso
propõe familiarizar o participante com o mundo da surdez a partir de uma
perspectiva histórico-social. Descrever práticas pedagógicas/curriculares com
fundamento nos estudos teóricos da Língua Brasileira de Sinais, cultura
e comunidade surda abordando questões que envolvem a proposta de educação
bilíngue (Libras/Língua Portuguesa). Durante o minicurso, será promovida
discussão e reflexão acerca dos estudos surdos a fim de
aproximar o cursista da educação deste grupo..
3. Ensino de
produção textual: alterando paradigmas
(Profª.
Leonor Werneck dos Santos – UFRJ)
O
minicurso discutirá o que significa ensinar língua portuguesa numa
perspectiva textual-discursiva. A partir de conceitos como gênero
e tipologia textual, referenciação, sequenciação e argumentação,
discutiremos o ensino de produção textual nos níveis Fundamental e Médio. Além
disso, será debatida a diferença entre corrigir e avaliar, a partir de grades
de correção para textos narrativos e argumentativos, conforme Santos &
Teixeira (2015).
4-Perspectivas
contemporâneas para o livro didático escolar.
(Profª.
Ângela Cristina Rodrigues de Castro -Colégio Militar-RJ)
Este
minicurso visa esclarecer um pouco da relação íntima que existe entre o livro
didático e os professores, trazendo à tona o aspecto histórico das origens do
referido instrumento, característica esta que contribui fortemente para a
ainda forte ligação existente entre eles. Visa demonstrar também que a relação
hierárquica existente entre o livro didático e os professores deve ser
alterada, mediante a conscientização crítica da função social dos docentes em
relação ao seu fazer. Finalmente, pretende-se levar os professores a
identificar os tipos de atividades existentes nos livros didáticos e como elas
influenciam no resultado da aprendizagem, tornando-os capazes de proceder às
alterações e adições quando e como se façam necessárias.
5-Abordagem semiótica do texto
(Profª.
Raquel Silveira Fonseca – Cap-UFRJ)
O objetivo
do minicurso é apresentar os pressupostos teóricos que fundamentam a análise
semiótica de textos de diferentes linguagens. Pretende-se demonstrar, a partir
de exercícios práticos, de que maneira a teoria pode ser útil à formação de
novos leitores e ao ensino da língua portuguesa e da literatura.
Conteúdos: O estudo do texto: questões teóricas; O percurso
gerativo do sentido; Tematização e figurativização; As especificidades da
linguagem verbal e visual; Modos de integração entre linguagens; Modelos
de análise semiótica; Propostas de exercícios.
6-Pesquisa
qualitativa em sala de aula de Língua Portuguesa
(Profª
Letícia Cao Ponso -UFF/Unicarioca)
Neste
minicurso, pretende-se abordar uma metodologia de pesquisa qualitativa e
etnográfica em sala de aula de Língua Portuguesa. Para tanto, enfocam-se alguns
princípios de pesquisa qualitativa e interpretativa (BORTONI-RICARDO, 2004,
2005 e 2008; ERICKSON, 1984 e 1986; FLICK, 2009; GUMPERZ, 1982; HYMES, 1968 e
1974; SPREADLAY, 1979 e 1980), bem como se oferecem algumas ferramentas para
que o professor desenvolva seu lado pesquisador ao mesmo tempo em que
desempenha seu papel docente. Para tanto, o curso será dividido nos
seguintes tópicos: 1. De uma ideia a um projeto de pesquisa; 2.
Coleta de dados verbais, etnográficos e visuais; 3. Análise de dados
qualitativos; 4. Qualidade analítica e ética; 5. Desenho da pesquisa
qualitativa
7-Fanzine e
produção textual: expressividade, criatividade e processo autoral
(Profª.
Andrea Barbosa- IFF/UERJ)
( Alberto
Souza -Design gráfico -IFF)
Este
minicurso pretende, inicialmente, apresentar um breve histórico dos fanzines,
trabalhando o conceito “faça você mesmo”. Em seguida, serão abordadas questões
relativas ao uso dessa revista artesanal enquanto ferramenta pedagógica nas
aulas que envolvem produção textual. E, para concluir, os participantes terão
oportunidade de vivenciar a teoria na prática, participando da criação,
ilustração e edição de um fanzine.
8- Ferramentas tecnológicas de ensino
(Profª.
Gabriela S. L. Boechat-UFF/Prefeitura de Macaé)
Este
minicurso visa reconhecer o potencial da tecnologia para transformar o ensino e
a aprendizagem nas escolas, buscando caminhos para trazê-la para a sala
de aula de uma forma produtiva. Com este propósito, pretende fornecer uma visão
prática para a seleção, integração, implementação e avaliação de tecnologia
educacional em contextos educativos formais.
Obs: As inscrições para os minicursos acontecerão a partir do dia 10
de agosto para aqueles que já tiverem efetuado o pagamento da inscrição
Dia 16/09 (sexta-feira)
9h -Mesa-Redonda
Local: Auditório – Bloco A
“A interdisciplinaridade como
ferramenta do ensino da educação básica.”
Palestrantes:
Profª. Drª. Maria
Isaura Rodrigues (UERJ-FFP)
Profª. Drª. Vania Dutra (UERJ/UFF)
Profª. Drª. Leonor Werneck (UFRJ)
11h às 11h30min – Sessão de Lançamento de Livros
-Ensino de produção textual. (Leonor Werneck e Fábio André Coelho)
11h30min às 13h30min - Almoço
13h30 às 15h30min - Grupos Temáticos
(Aguardem divulgação)
15h30 às 17h30min -Grupos Temáticos
GRUPO
TEMÁTICO: Produção textual: atividades
de escrita, reescrita e avaliação.
SESSÃO 2 – Dia:
16/09 (sexta-feira) – Horário: 15h45 às 17h45 – Local: Bloco A - Miniauditório
II
Mediador: Mauro
Simões de Santana (IF Fluminense)
ENSINO
DE LÍNGUAS: APLICANDO OS ESTUDOS LINGUÍSTICOS E COGNITIVOS PARA O TRABALHO COM
A ESCRITA
Ana Lucia Farias da Silva (UFRRJ)
Carlos Renato Mascoto Rocha (UFF)
REESCRITURA:
UMA OPORTUNIDADE PARA O MONITORAMENTO DA LINGUAGEM EM TEXTOS DE ALUNOS DA
ESCOLA BÁSICA
Felipe de Andrade Constancio (UERJ)
MEDIAÇÃO
NA PRODUÇÃO TEXTUAL: APLICAÇÃO DE UMA METODOLOGIA DA ESCRITA NA ESCOLA BÁSICA
Thamara Santos de Castro Goulart
(UFF/UERJ)
O
ENSINO DE LITERATURA: LINGUAGEM, DISCURSO E INTERDISCIPLINARIDADE
Giselda Maria Dutra Bandoli (IF
Fluminense)
GRUPO
TEMÁTICO: Gêneros textuais e ensino.
SESSÃO 2 – Dia: 16/09 (sexta-feira) – Horário: 13h30
às 15h30 – Local: Bloco A - Miniauditório II
Mediador: Alice de
Araújo Nascimento Pereira (IF Fluminense)
GÊNEROS
TEXTUAIS NO ENSINO DE ESPANHOL: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Rebeca Sales Pereira (UFC)
O
GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA E O ENSINO DA HABILIDADE LEITORA DE DIFERENCIAÇÃO ENTRE
FATO E OPINIÃO
Claudia Almeida Ferreira Amaro
(UFRRJ)
DE
CONTOS E ENCONTROS COM MACHADO
Cláudia Fernandes Benevenute (IFES)
MEMÓRIAS
DESVELADAS: O QUE DIZEM AS NARRATIVAS DE SI SOBRE OS PERCURSOS FORMATIVOS DOS
SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Keyla Silva Rabêlo (UERJ)
A
(DES)CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS A PARTIR DOS CONTOS DE FADA: A LEITURA E ESCRITA COMO PRÁTICA DISCURSIVA
Paula Fontes Lustosa (UERJ)
Andreza de Oliveira Pullig Bastos
(UERJ)
SESSÃO 3 – Dia:
16/09 (sexta-feira) – Horário: 15h45 às 17h45 – Local: Bloco A - Miniauditório
III
Mediador: Penha
Élida Ghiotto Tuão Ramos (IF Fluminense)
REFERENCIAÇÃO
E ENSINO ATRAVÉS DO GÊNERO NOTÍCIA ESPORTIVA
Margareth Andrade Morais (IFRJ)
A
PUBLICIDADE EM CENA: O QUE (NÃO) ENSINAR
SOBRE GÊNEROS MIDIÁTICOS
Pilar Cordeiro Guimarães Paschoal
(UERJ)
O
GRAFITE E SUAS PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS
Bárbara Viana Villaça (UENF)
OS
GÊNEROS TEXTUAIS NO MEIO ELETRÔNICO E A LINGUAGEM “CYBER”
Tharlles Lopes Gervasio (UERJ)
LENDO AS LETRAS, LENDO O MUNDO: A LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO
Simone Lopes Benevides (UERJ/CEFET)
SESSÃO 4 – Dia: 16/09 (sexta-feira) – Horário: 13h30
às 15h30– Local: Bloco B - Sala 201
Mediador: Andréa
Gomes Barbosa (IF Fluminense)
LÍNGUA,
DISCURSO E SOCIEDADE: UMA NOVA PERSPECTIVA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Jefferson dos Santos de Freitas
(UFF)
ENSINAR
TEXTO E ENSINAR DE GÊNERO: IMPLICAÇÕES DESSA DISTINÇÃO PARA O ENSINO DE LÍNGUA
MATERNA.
Juliana Behrends de Souza (UFRRJ)
A
PRÁTICA EXPLORATÓRIA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: POSSIBILIDADE DE CONSTRUIR
ENTENDIMENTOS SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LEITURA E GRAMÁTICA
Patrícia Graeff Viana Liquieri
Ribeiro (UERJ)
Andréia Mello Rangel (UERJ)
DIVERSIDADE
TEXTUAL: APRENDER PARA ENSINAR
Eliana Crispim França Luquetti
(UENF)
Jaqueline Maria de Almeida (UENF)
O
GÊNERO LENDA: UMA PROPOSTA DE CARACTERIZAÇÃO.
Marcelo de Oliveira Nascimento
(UFRRJ)
GRUPO
TEMÁTICO: Leitura na e para a escola.
SESSÃO 3 – Dia: 16/09
(sexta-feira) – Horário: 13h30 às 15h30– Local: Bloco A - Miniauditório III
Mediador: Edma
Regina Peixoto Barreto Caiafa Balbi (IF Fluminense)
A
LEITURA E A INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS NA SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DA SEMIÓTICA
DE PIERCE
Otávio de Oliveira Castelane
(UNIFSJ)
Sonia Maria da Fonseca Souza (UENF)
Joane Marielli Pereira Caetano
(UENF)
ESCOLA,
LIVROS E LIBERDADE: UM ESTUDO SOBRE A URGENTE FORMAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DO
POEMA "DE QUEM A CULPA?", DE VITOR HUGO
Ângela da Silva Gomes Poz (IF
Fluminense)
Michelle Silva dos Santos (IF
Fluminense)
O
MODERNISMO E A VALORIZAÇÃO DOS ASPECTOS TEXTUAIS PARA UMA LEITURA CRÍTICA
Natan Luiz Azevedo da Silva (IF Fluminense)
O
TEXTO NA ESCOLA: DA FORMAÇÃO DE LEITORES À COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA
Edma Regina Peixoto Barreto Caiafa
Balbi (IF Fluminense)
FORMAÇÃO DE LEITORES NA ESCOLA: TIPOS DE LEITORES
Rosiane Lúcia Ribeiro (UENF)
GRUPO TEMÁTICO:
Material Didático
SESSÃO 1 – Dia:
16/09 (sexta-feira) – Horário: 13h30 às 15h30 – Local: Bloco B - Sala 202
Mediador: Camila
França Barros (IF Fluminense)
UMA
PRÁTICA REFLEXIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO
ENSINO FUNDAMENTAL II: O ENSINO DA CATEGORIA ASPECTUAL DO VERBO
Daniela Balduino de Souza Vieira
(IF Fluminense)
ANÁLISE
DE LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: HÀ DIÁLOGO ENTRE PRODUÇÃO TEXTUAL E ORALIDADE?
Davidson Martins Viana Alves (UFF/CNPq/UFRJ)
MATERIAIS PEDAGÓGICOS BILÍNGUES COMO
FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE LIBRAS COMO L1 E L2
Cristiane
Regina Silva Dantas (UFRJ)
SESSÃO 2 – Dia:
16/09 (sexta-feira) – Horário: 15h45 às 17h45 – Local: Bloco B - Sala 201
Mediador: Gláucia
Felismino dos Santos (IF Fluminense)
COMPLEMENTO
NOMINAL OU ADJUNTO ADNOMINAL? O QUE DIZEM AS GRAMÁTICAS E COMO SE APRESENTAM OS
LIVROS DIDÁTICOS.
Jaqueline de Moraes Thurler Dália
(IF Fluminense/UERJ/UFF)
VARIAÇÃO
LINGUÍSTICA: O OLHAR DO LIVRO DIDÁTICO
Gabriela Barreto de Oliveira (UFF)
ATIVIDADES
TEXTUAIS EM SALA DE AULA
Mara Pereira Mariano (UFRJ)
DOS
TEXTOS AO CONTEXTO: ENSINO DE LP COMO L2 PARA ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO
INCLUSIVA POR MEIO DE MATERIAL DIDÁTICO
Aline Thomaz de Oliveira Teixeira
(INES)
Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz (INES)
Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz (INES)
SEQUÊNCIAS TIPOLÓGICAS, GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTO: CONTRIBUIÇÕES PARA OS ALUNOS DO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Fernanda Lessa Pereira (UFRRJ)
GRUPO TEMÁTICO:
O ENSINO DE LÍNGUAS E O USO DAS TICs
SESSÃO 3 – Dia:
16/09 (sexta-feira) – Horário: 13h30 às 15h30 – Local: Bloco B - Sala 203
Mediador: Giselda
Maria Dutra Bandoli (IF Fluminense)
O
USO DE NOVAS TECNOLOGIAS E DA SALA INVERTIDA COMO INSTRUMENTO PARA ESTIMULAR A
AUTONOMIA EM SALAS MULTINIVELADAS
Alana Ximenes Silva Santos (IFES)
André Santana Machado (IFG)
NOVAS
COMPETÊNCIAS DOCENTES FRENTE ÀS TICs: UMA ANÁLISE DO MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL
SALESIANO
Camila Pinheiro do Nascimento da
Silva (UFRJ)
Cintia Moreira de Castro (UENF)
O
USO DAS NTIC EM SALA DE AULA E O DUELO DE DOCENTES IMIGRANTES E DISCENTES NATIVOS
DIGITAIS
Domingos Caxingue Gonga (UENF)
Simone Rodrigues Barreto (UENF)
A
EJA E OS DESAFIOS DIANTE DAS NOVAS FERRAMENTAS DIGITAIS: A TECNOLOGIA COMO
ALIADA AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E MELHORA DA AUTOESTIMA
Cristiane Melo Alves (UERJ)
GRUPO TEMÁTICO: Experiências interdisciplinares: uma
pedagogia de projetos
SESSÃO ÚNICA –
Dia: 16/09 (sexta-feira) – Horário: 15h45 às 17h45 – Local: Bloco B - Sala 202
Mediador: Magda Batista
de Sant Anna Martins (IF Fluminense)
MANIFESTAÇÕES
ARTÍSTICAS NO ENEM: ANÁLISE DE PROJETO INTERDISCIPLINAR SALESIANO
Camila Pinheiro do Nascimento da
Silva (UFRJ)
Orleni Cunha Torres (UFF)
EDUCAÇÃO
LINGUÍSTICA EM ESPAÇOS ALTERNATIVOS DE ENSINO: TRANSDISCIPLINARIDADE E
DIALOGISMO
Davidson Martins Viana Alves (UFF/CNPq/UFRJ)
INTERAÇÃO
VERBAL NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR EM PEDAGOGIA E LINGUÍSTICA
Gelson Caetano Paes Junior (UENF)
Milene Vargas da Silva Batista
(UENF)
RESGATE
DA LITERATURA ORAL: DO CONTO À FANZINAGEM
Andrea Gomes Barbosa (IF
Fluminense)
A
CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES DE INGLÊS COMO FERRAMENTA DA INTERNACIONALIZAÇÃO
DOS IFS
Camila França Barros (IF
Fluminense)
Alice de Araujo Nascimento Pereira
(IF Fluminense)
Nenhum comentário:
Postar um comentário