Programação

PROGRAMAÇÃO ABRALIN EM CENA IFFLUMINENSE MACAÉ
*programação completa
Dia 13/09 (terça-feira)

14h às 17h30min -Entrega do Material
Local:
18h -Abertura  do Evento.
Local:  Auditório – Bloco A
18h30min - Mesa-Redonda de Abertura
Local: Auditório – Bloco A
Tema:  “O gênero textual e o ensino de língua.”
Palestrantes:
Profª. Ms.Isabela Bastos de Carvalho (IFF)
Prof. Dr. Fábio André Coelho (UERJ)
Profª. Drª.Maria Del Carmen González Daher (UFF)
20h30min – Coquetel

Dia 14/09 (quarta-feira)

9h -Mesa-Redonda 1
Local: Auditório – Bloco A
Tema: “O ensino da língua na formação da cidadania.”
Palestrantes:
Prof. Dr. Dante Lucchesi (UFF)
Profª. Drª. Victoria Wilson (UERJ/FFP)
Prof. Dr. Xoán  Carlos Lagares Diez(UFF)
11h às 11h30min - Sessão de Lançamento de Livros
Língua e Sociedade Partidas (Prof. Dr. Dante Lucchesi)
11h30min às 13h30min - Almoço
13h30min – Palestra : “O diálogo entre a pesquisa e a prática docente.”
Local: Auditório – Bloco A
Palestrante:
Prof. Dr. José Carlos Azeredo(UERJ)
15h15min às 15h45min- Sessão de Lançamento de Livros
-Derrubando paredes:  por um novo ensino de língua portuguesa. (Profª. Ms.Isabela Bastos de Carvalho)
15h45min às 17h45min - Grupos Temáticos

Caixa de texto: DIA 14/09 
QUARTA-FEIRA


GRUPO TEMÁTICO:  Produção textual: atividades de escrita, reescrita e avaliação.

SESSÃO 1 – Dia: 14/09 (quarta-feira) – Horário: 15h45 às 17h45 – Local: Bloco A – Miniauditório II
Mediador: Vânia Dutra (UERJ/UFF)

AUTORIA E ESCRITA DE MEMÓRIA MARCANTES DE TRAJETÓRIAS PEDAGÓGICAS
Jackeline Barcelos Corrêa (UENF)

RELAÇÃO COM A ESCRITA: UMA ANÁLISE NO PIBID PEDAGOGIA DA  UENF
Luciana da Silva Almeida (UENF)
Rysian Lohse Monteiro (UENF)

ENSINO GRAMATICAL E ESCRITA CULTA PADRÃO: ESTRATÉGIAS DE RELATIVIZAÇÃO EM PAUTA
Anna Carolina da Costa Avelheda (UFRJ)

O RESGATE DA IDENTIDADE DE DISCENTES DA E.J.A. POR MEIO DO GÊNERO MEMÓRIAS.
Carlos André da Silva Souza (CPII)

A INFLUÊNCIA DA ESCOLA NA REALIZAÇÃO DO OBJETO DIRETO ANAFÓRICO
Silvia Carolina Gomes de Souza (UFRJ)


GRUPO TEMÁTICO:  Gêneros textuais e ensino.

SESSÃO 1 – Dia: 14/09 (quarta-feira) – Horário: 15h45 às 17h45 –  Local: Bloco  A - Miniauditório III
Mediador: Maria do Rosário Roxo (UFRRJ)


AQUISIÇÃO DA LSB PELOS SUJEITOS DAS COMUNIDADES SURDAS
Fernanda Grazielle Aparecida Soares de Castro (UFRJ)

O ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO NO TEXTO DE LITERATURA INFANTIL       
Marcia Andrade Morais Cabral (UFRJ)

CONTRIBUIÇÃO DAS TIRINHAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE NA GRAMÁTICA REFLEXIVA DE WILLIAM CEREJA E THEREZA COCHAR
Maísa Rena Haddad (IF Fluminense)
Pedro Silva Goudard Cruz (IF Fluminense)

O TRABALHO COM O GÊNERO TEXTUAL MÚSICA EM SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM LINGUÍSTICA
Tatiane Almeida de Souza  (UENF)

GRUPO TEMÁTICO:  Leitura na e para a escola.

SESSÃO 1 – Dia: 14/09 (quarta-feira) – Horário: 15h45 às 17h45 – Local: Bloco B - Sala 201
Mediador: Fábio André Coelho (UERJ)

ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA: UMA DISCUSSÃO SOBRE A FORMAÇÃO LEITORA DOS FUTUROS PROFESSORES DE LÍNGUA E LITERATURA
Giulia Alexandre Silva de Almeida (UFF)

A LEITURA NAS PRÁTICAS DOS BOLSISTAS FORMADORES DE LEITORES: AÇÕES DO SUBPROJETO DO PIBID/PEDAGOGIA
Liz Daiana Tito Azeredo da Silva (UENF)

DE UMA MENTE DE LEMBRANÇAS E MEMÓRIAS: UM REFLUXO
Lara Prazeres Ribeiro Gomes (IF Fluminense)
Lucas Simão da Silva Manhães (IF Fluminense)
Anna Carolina Baur (IF Fluminense)

CONHECIMENTO PRÉVIO E METACOGNIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA LEITORA
Fernanda Gonçalves de Laia (UFRRJ)

"OLHA PARA O CÉU, FREDERICO!" UMA FONTE DOCUMENTAL PARA A HISTÓRIA DO CICLO AÇUCAREIRO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES
Adriana Cleusa de Miranda (IF Fluminense)


SESSÃO 2 – Dia: 14/09 (quarta-feira) – Horário: 15h45 às 17h45 – Local: Bloco B - Sala 202
Mediador: Olivia Melo Fonseca (IF Fluminense)

A LITERATURA DE CORDEL COMO FONTE DE INCENTIVO À LEITURA
Luana Monteiro de Oliveira Cruz (IF Fluminense)
Andressa de Azevedo Martins (IF Fluminense)

A FORMAÇÃO DE LEITORES NOS CURSOS TÉCNICOS DO IFFLUMINENSE
Marilia Siqueira da Silva (IF Fluminense)

DA LEITURA DO ENUNCIADO PARA A LEITURA DA ENUNCIAÇÃO: AS MÁSCARAS DO DIZER
Ivana Quintão de Andrade (UFF)

MANOEL DE BARROS PARA CRIANÇAS?
Rodrigo da Costa Araujo (FAFIMA)

DAS LEITURAS DE (IN)FORMAÇÃO
Felipe da Silva Ferreira (CEFET-RJ)
Marcela Tavares de Mello (UCP)


GRUPO TEMÁTICO:  O ensino de língua e o uso das TICs

SESSÃO 1 – Dia: 14/09 (quarta-feira) – Horário: 15h45 às 17h45 – Local: Bloco B  - Sala 203
Mediador: Juliana Barreto da Silva (IF Fluminense)

IDENTIDADE DOCENTE E AS TICs NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA             
Dhienes Charla Ferreira (UENF)

COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÃO DE  FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS               
Margarethe Steinberger-Elias (UFABC)

O GÊNERO MUSICAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM E VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-LATINA NO DESENVOLVIMENTO DA INTERCULTURALIDADE NAS AULAS DE ESPANHOL.   
Stefany Silva Vieira de Almeida (IF Fluminense)

A GAMIFICAÇÃO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS
Thamiris Oliveira de Araujo (IF Fluminense)

SESSÃO 2 – Dia: 14/09 (quarta-feira) – Horário: 15h45 às 17h45 – Local: Bloco B - Sala 204
Mediador: Rita de Cássia Nonato Melo (IF Fluminense)

LÍNGUA PORTUGUESA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: PRODUÇÃO DE TEXTOS MULTIMODAIS NO ENSINO BÁSICO              
Julio Neves Pereira (UFBA)

O ENSINO DE PORTUGUÊS MEDIADO PELA TECNOLOGIA: TAL SUJEITO, QUAIS METODOLOGIAS?
Rhaísa Sampaio Bretas (IF Fluminense)
Cinthia Pinheiro Lisbôa (IF Fluminense)

A UTILIZAÇÃO DA INFOGRAFIA NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA        
Wallace Gonçalves Pereira (UFRJ)

LITERATURA INFANTIL, LÍNGUA E ENSINO: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS POR MEIO DAS TICs        
Penha Élida Ghiotto Tuão Ramos (IF Fluminense)


GRUPO TEMÁTICO:  Língua estrangeira e internacionalização acadêmica

SESSÃO ÚNICA – Dia: 14/09 (quarta-feira) – Horário: 15h45 às 17h45 – Local: Bloco B – Sala 205
Mediador: Camila França Barros (IF Fluminense)

AS LÍNGUAS DA ITÁLIA E DO BRASIL E AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS QUE PROTEGEM OU EXCLUEM.
Vitor da Cunha Gomes (UFRJ/PPGLEN/CAPES)

LÍNGUA E INSERÇÃO SOCIAL: UM PROJETO PARA O ENSINO DE FLE EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
Marina Mello de Menezes Felix de Souza (UFF/APFERJ/CAPES)
Telma Cristina Pereira (UFF)

O DISTANCIAMENTO ENTRE O PORTUGUÊS BRASILEIRO E O "PORTUGUÊS PORTUGUÊS": A ÓTICA DAS INFLUÊNCIAS LINGUÍSTICAS NO NÍVEL DO LÉXICO
Thiago Soares de Oliveira (IF Fluminense)
Camilla da Silva Mendes (IF Fluminense)
Nathalia Reis de Medeiros (IF Fluminense)
Bruna de Almeida Freitas (IF Fluminense)

A LINGUA “ESTRANGEIRA” DOS SURDOS BRASILEIROS: O CASO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DA LIBRAS
Hector Renan da Silveira Calixto (UERJ)


O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ABORDAGEM COMUNICATIVA 
Laís Teixeira Lima (IF Fluminense)
Andressa Teixeira Pedrosa Zanon ((IF Fluminense/UENF)
Monique Teixeira Crisóstomo (UENF)


Dia 15/09  (quinta-feira)

9h -Mesa-Redonda 2
Local: Auditório – Bloco A
Tema:  “A língua e a organização do pensamento.”
Palestrantes:
Prof. Dr. Eduardo Kenedy (UFF)
Profª. Drª. Roza Palomanes (UFRRJ)
Profª. Drª. Ana Flávia Gerhardt (UFRJ)
11h às 11h30min – Atividade Cultural
11h30min às 13h30min - Almoço
13h30min às 17h30min – Minicursos
1-Análise de testes de idiomas para acesso à universidade:  uma proposta de roteiro e padrões de avaliação dos testes.
(Prof. João Carlos Lopes – UFRRJ)
O curso consistirá de uma proposta de análise das características contextuais, formato e objetivos de avaliação dos exames de língua inglesa para acesso às universidades brasileiras. Baseado em roteiro proposto por Lopes (2015) “Porque a Análise de Gênero Ainda Vale a Pena: Uma abordagem de testes na linha do tempo”, os momentos de análise serão abordados e exemplificados e uma minioficina de análise será ministrada.

2. O ensino de Libras
(Prof. Rafael Carlos Lima da Silva– UNIFAL - MG)
(Profª. Thaís Magalhães Abreu - UNIFAL - MG)
O minicurso propõe familiarizar o participante com o mundo da surdez a partir de uma perspectiva histórico-social. Descrever práticas pedagógicas/curriculares com fundamento nos estudos teóricos da Língua Brasileira de Sinais, cultura e comunidade surda abordando questões que envolvem a proposta de educação bilíngue (Libras/Língua Portuguesa). Durante o minicurso, será promovida discussão e reflexão acerca dos  estudos surdos a fim de aproximar o cursista da educação deste grupo..

3. Ensino de produção textual: alterando paradigmas
(Profª. Leonor Werneck dos Santos – UFRJ)
O minicurso discutirá o que significa ensinar língua portuguesa numa perspectiva textual-discursiva. A partir de conceitos como gênero e tipologia textual, referenciação, sequenciação e argumentação, discutiremos o ensino de produção textual nos níveis Fundamental e Médio. Além disso, será debatida a diferença entre corrigir e avaliar, a partir de grades de correção para textos narrativos e argumentativos, conforme Santos & Teixeira (2015).

4-Perspectivas contemporâneas para o livro didático escolar.
(Profª.  Ângela Cristina Rodrigues de Castro -Colégio Militar-RJ)
Este minicurso visa esclarecer um pouco da relação íntima que existe entre o livro didático e os professores, trazendo à tona o aspecto histórico das origens do referido instrumento, característica esta  que contribui fortemente para a ainda forte ligação existente entre eles. Visa demonstrar também que a relação hierárquica existente entre o livro didático e os professores deve ser alterada, mediante a conscientização crítica da função social dos docentes em relação ao seu fazer. Finalmente, pretende-se levar os professores a identificar os tipos de atividades existentes nos livros didáticos e como elas influenciam no resultado da aprendizagem, tornando-os capazes de proceder às alterações e adições quando e como se façam necessárias.



5-Abordagem semiótica do texto
(Profª. Raquel Silveira Fonseca – Cap-UFRJ)
O objetivo do minicurso é apresentar os pressupostos teóricos que fundamentam a análise semiótica de textos de diferentes linguagens. Pretende-se demonstrar, a partir de exercícios práticos, de que maneira a teoria pode ser útil à formação de novos leitores e ao ensino da língua portuguesa e da literatura.  Conteúdos: O estudo do texto: questões teóricas;  O percurso gerativo do sentido; Tematização e figurativização;  As especificidades da linguagem verbal e visual;  Modos de integração entre linguagens;  Modelos de análise semiótica; Propostas de exercícios.

6-Pesquisa qualitativa em sala de aula de Língua Portuguesa
(Profª Letícia Cao Ponso -UFF/Unicarioca)
Neste minicurso, pretende-se abordar uma metodologia de pesquisa qualitativa e etnográfica em sala de aula de Língua Portuguesa. Para tanto, enfocam-se alguns princípios de pesquisa qualitativa e interpretativa (BORTONI-RICARDO, 2004, 2005 e 2008; ERICKSON, 1984 e 1986; FLICK, 2009; GUMPERZ, 1982; HYMES, 1968 e 1974; SPREADLAY, 1979 e 1980), bem como se oferecem algumas ferramentas para que o professor desenvolva seu lado pesquisador ao mesmo tempo em que desempenha seu papel docente. Para tanto, o curso será dividido  nos seguintes tópicos: 1. De uma ideia a um projeto de pesquisa; 2. Coleta de dados verbais, etnográficos e visuais; 3. Análise de dados qualitativos; 4. Qualidade analítica e ética; 5. Desenho da pesquisa qualitativa

7-Fanzine e produção textual: expressividade, criatividade e processo autoral
(Profª. Andrea Barbosa- IFF/UERJ)
( Alberto Souza -Design gráfico -IFF)
Este minicurso pretende, inicialmente, apresentar um breve histórico dos fanzines, trabalhando o conceito “faça você mesmo”. Em seguida, serão abordadas questões relativas ao uso dessa revista artesanal enquanto ferramenta pedagógica nas aulas que envolvem produção textual. E, para concluir, os participantes terão oportunidade de vivenciar a teoria na prática, participando da criação, ilustração e edição de um fanzine. 



8- Ferramentas tecnológicas de ensino
(Profª. Gabriela S. L. Boechat-UFF/Prefeitura de Macaé)

Este minicurso visa reconhecer o potencial da tecnologia para transformar o ensino e a aprendizagem nas escolas, buscando caminhos para trazê-la para  a sala de aula de uma forma produtiva. Com este propósito, pretende fornecer uma visão prática para a seleção, integração, implementação e avaliação de tecnologia educacional em contextos educativos formais.
Obs: As inscrições para os minicursos acontecerão a partir do dia 10 de agosto para aqueles que já tiverem efetuado o pagamento da inscrição

Dia 16/09 (sexta-feira)

9h -Mesa-Redonda
Local: Auditório – Bloco A
 “A interdisciplinaridade como ferramenta do ensino da educação básica.”
Palestrantes:
Profª. Drª. Maria Isaura Rodrigues (UERJ-FFP) 
Profª. Drª. Vania Dutra (UERJ/UFF)
Profª. Drª. Leonor Werneck (UFRJ) 
11h às 11h30min – Sessão de Lançamento de Livros
-Ensino de produção textual. (Leonor Werneck e Fábio André Coelho)
11h30min às 13h30min - Almoço
13h30 às 15h30min - Grupos Temáticos
(Aguardem divulgação)
15h30 às 17h30min -Grupos Temáticos

Caixa de texto: DIA 16/09 
SEXTA-FEIRA



GRUPO TEMÁTICO:  Produção textual: atividades de escrita, reescrita e avaliação.

SESSÃO 2 – Dia: 16/09 (sexta-feira) – Horário: 15h45 às 17h45 – Local: Bloco A - Miniauditório II  
Mediador: Mauro Simões de Santana (IF Fluminense)
ENSINO DE LÍNGUAS: APLICANDO OS ESTUDOS LINGUÍSTICOS E COGNITIVOS PARA O TRABALHO COM A  ESCRITA 
Ana Lucia Farias da Silva (UFRRJ)

A LINGUAGEM BÉLICA NO FUTEBOL, SUAS MANIFESTAÇÕES E SUAS IMPLICAÇÕES DENTRO E FORA DOS CAMPOS DE FUTEBOL
Carlos Renato Mascoto Rocha (UFF)

REESCRITURA: UMA OPORTUNIDADE PARA O MONITORAMENTO DA LINGUAGEM EM TEXTOS DE ALUNOS DA ESCOLA BÁSICA
Felipe de Andrade Constancio (UERJ)

MEDIAÇÃO NA PRODUÇÃO TEXTUAL: APLICAÇÃO DE UMA METODOLOGIA DA ESCRITA NA ESCOLA BÁSICA
Thamara Santos de Castro Goulart (UFF/UERJ)

O ENSINO DE LITERATURA: LINGUAGEM, DISCURSO E INTERDISCIPLINARIDADE
Giselda Maria Dutra Bandoli (IF Fluminense)


GRUPO TEMÁTICO:  Gêneros textuais e ensino.

SESSÃO 2  – Dia: 16/09 (sexta-feira) – Horário: 13h30 às 15h30 – Local: Bloco A - Miniauditório II
Mediador: Alice de Araújo Nascimento Pereira (IF Fluminense)

GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE ESPANHOL: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Rebeca Sales Pereira (UFC)

O GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA E O ENSINO DA HABILIDADE LEITORA DE DIFERENCIAÇÃO ENTRE FATO E OPINIÃO
Claudia Almeida Ferreira Amaro (UFRRJ)

DE CONTOS E ENCONTROS COM MACHADO
Cláudia Fernandes Benevenute (IFES)

MEMÓRIAS DESVELADAS: O QUE DIZEM AS NARRATIVAS DE SI SOBRE OS PERCURSOS FORMATIVOS DOS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Keyla Silva Rabêlo (UERJ)

A (DES)CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS A PARTIR DOS CONTOS DE FADA:  A LEITURA E ESCRITA COMO PRÁTICA DISCURSIVA
Paula Fontes Lustosa (UERJ)
Andreza de Oliveira Pullig Bastos (UERJ)


SESSÃO 3 – Dia: 16/09 (sexta-feira) – Horário: 15h45 às 17h45 – Local: Bloco A - Miniauditório III
Mediador: Penha Élida Ghiotto Tuão Ramos (IF Fluminense)

REFERENCIAÇÃO E ENSINO ATRAVÉS DO GÊNERO NOTÍCIA ESPORTIVA
Margareth Andrade Morais (IFRJ)

A PUBLICIDADE EM CENA:  O QUE (NÃO) ENSINAR SOBRE GÊNEROS MIDIÁTICOS
Pilar Cordeiro Guimarães Paschoal (UERJ)

O GRAFITE E SUAS PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS
Bárbara Viana Villaça (UENF)

OS GÊNEROS TEXTUAIS NO MEIO ELETRÔNICO E A LINGUAGEM “CYBER”
Tharlles Lopes Gervasio (UERJ)

LENDO AS LETRAS, LENDO O MUNDO: A LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO
Simone Lopes Benevides (UERJ/CEFET)


SESSÃO 4  – Dia: 16/09 (sexta-feira) – Horário: 13h30 às 15h30– Local: Bloco B  - Sala 201
Mediador: Andréa Gomes Barbosa (IF Fluminense)

LÍNGUA, DISCURSO E SOCIEDADE: UMA NOVA PERSPECTIVA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Jefferson dos Santos de Freitas (UFF)

ENSINAR TEXTO E ENSINAR DE GÊNERO: IMPLICAÇÕES DESSA DISTINÇÃO PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA.
Juliana Behrends de Souza (UFRRJ)

A PRÁTICA EXPLORATÓRIA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: POSSIBILIDADE DE CONSTRUIR ENTENDIMENTOS SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LEITURA E GRAMÁTICA
Patrícia Graeff Viana Liquieri Ribeiro (UERJ)
Andréia Mello Rangel (UERJ)

DIVERSIDADE TEXTUAL: APRENDER PARA ENSINAR
Eliana Crispim França Luquetti (UENF)
Jaqueline Maria de Almeida (UENF)

O GÊNERO LENDA: UMA PROPOSTA DE CARACTERIZAÇÃO.
Marcelo de Oliveira Nascimento (UFRRJ)

GRUPO TEMÁTICO:  Leitura na e para a escola.

SESSÃO 3 – Dia: 16/09 (sexta-feira) – Horário: 13h30 às 15h30– Local: Bloco A - Miniauditório III
Mediador: Edma Regina Peixoto Barreto Caiafa Balbi (IF Fluminense)

A LEITURA E A INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS NA SALA DE AULA: CONTRIBUIÇÕES DA SEMIÓTICA DE PIERCE
Otávio de Oliveira Castelane (UNIFSJ)
Sonia Maria da Fonseca Souza (UENF)
Joane Marielli Pereira Caetano (UENF)

ESCOLA, LIVROS E LIBERDADE: UM ESTUDO SOBRE A URGENTE FORMAÇÃO DE LEITORES A PARTIR DO POEMA "DE QUEM A CULPA?", DE VITOR HUGO
Ângela da Silva Gomes Poz (IF Fluminense)
Michelle Silva dos Santos (IF Fluminense)

O MODERNISMO E A VALORIZAÇÃO DOS ASPECTOS TEXTUAIS PARA UMA LEITURA CRÍTICA
Natan Luiz Azevedo da Silva (IF Fluminense)

O TEXTO NA ESCOLA: DA FORMAÇÃO DE LEITORES À COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA
Edma Regina Peixoto Barreto Caiafa Balbi (IF Fluminense)


FORMAÇÃO DE LEITORES NA ESCOLA: TIPOS DE LEITORES
Rosiane Lúcia Ribeiro (UENF)

GRUPO TEMÁTICO:  Material Didático

SESSÃO 1 – Dia: 16/09 (sexta-feira) – Horário: 13h30 às 15h30 – Local: Bloco B - Sala 202
Mediador: Camila França Barros (IF Fluminense)

UMA PRÁTICA REFLEXIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: O ENSINO DA CATEGORIA ASPECTUAL DO VERBO
Daniela Balduino de Souza Vieira (IF Fluminense)

ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: HÀ DIÁLOGO ENTRE PRODUÇÃO TEXTUAL E ORALIDADE?
Davidson Martins Viana Alves (UFF/CNPq/UFRJ)

MATERIAIS PEDAGÓGICOS BILÍNGUES COMO FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE LIBRAS COMO L1 E L2
Cristiane Regina Silva Dantas (UFRJ)


SESSÃO 2 – Dia: 16/09 (sexta-feira) – Horário: 15h45 às 17h45 – Local: Bloco B - Sala 201
Mediador: Gláucia Felismino dos Santos (IF Fluminense)


COMPLEMENTO NOMINAL OU ADJUNTO ADNOMINAL? O QUE DIZEM AS GRAMÁTICAS E COMO SE APRESENTAM OS LIVROS DIDÁTICOS.
Jaqueline de Moraes Thurler Dália (IF Fluminense/UERJ/UFF)

VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: O OLHAR DO LIVRO DIDÁTICO    
Gabriela Barreto de Oliveira (UFF)

ATIVIDADES TEXTUAIS EM SALA DE AULA
Mara Pereira Mariano (UFRJ)

DOS TEXTOS AO CONTEXTO: ENSINO DE LP COMO L2 PARA ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA POR MEIO DE MATERIAL DIDÁTICO        
Aline Thomaz de Oliveira Teixeira (INES)
Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz (INES)

SEQUÊNCIAS TIPOLÓGICAS, GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTO: CONTRIBUIÇÕES PARA OS ALUNOS DO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Fernanda Lessa Pereira (UFRRJ)
Daiane Cordeiro Brites Fernandes (UFRRJ)


GRUPO TEMÁTICO:  O ENSINO DE LÍNGUAS E O USO DAS TICs

SESSÃO 3 – Dia: 16/09 (sexta-feira) – Horário: 13h30 às 15h30 – Local: Bloco B - Sala 203
Mediador: Giselda Maria Dutra Bandoli (IF Fluminense)

O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS E DA SALA INVERTIDA COMO INSTRUMENTO PARA ESTIMULAR A AUTONOMIA EM SALAS MULTINIVELADAS       
Alana Ximenes Silva Santos (IFES)
André Santana Machado (IFG)

NOVAS COMPETÊNCIAS DOCENTES FRENTE ÀS TICs: UMA ANÁLISE DO MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL SALESIANO                
Camila Pinheiro do Nascimento da Silva (UFRJ)
Cintia Moreira de Castro (UENF)

O USO DAS NTIC EM SALA DE AULA E O DUELO DE DOCENTES IMIGRANTES E DISCENTES NATIVOS DIGITAIS
Domingos Caxingue Gonga (UENF)
Simone Rodrigues Barreto (UENF)

A EJA E OS DESAFIOS DIANTE DAS NOVAS FERRAMENTAS DIGITAIS: A TECNOLOGIA COMO ALIADA AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E MELHORA DA AUTOESTIMA
Cristiane Melo Alves (UERJ)



GRUPO TEMÁTICO:  Experiências interdisciplinares: uma pedagogia de projetos

SESSÃO ÚNICA – Dia: 16/09 (sexta-feira) – Horário: 15h45 às 17h45 – Local: Bloco B - Sala 202
Mediador: Magda Batista de Sant Anna Martins (IF Fluminense)

MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS NO ENEM: ANÁLISE DE PROJETO INTERDISCIPLINAR SALESIANO
Camila Pinheiro do Nascimento da Silva (UFRJ)
Orleni Cunha Torres (UFF)

EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA EM ESPAÇOS ALTERNATIVOS DE ENSINO: TRANSDISCIPLINARIDADE E DIALOGISMO
Davidson Martins Viana Alves (UFF/CNPq/UFRJ)

INTERAÇÃO VERBAL NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR EM PEDAGOGIA E LINGUÍSTICA
Gelson Caetano Paes Junior (UENF)
Milene Vargas da Silva Batista (UENF)

RESGATE DA LITERATURA ORAL: DO CONTO À FANZINAGEM         
Andrea Gomes Barbosa (IF Fluminense)

A CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES DE INGLÊS COMO FERRAMENTA DA INTERNACIONALIZAÇÃO DOS IFS
Camila França Barros (IF Fluminense)
Alice de Araujo Nascimento Pereira (IF Fluminense)






Nenhum comentário:

Postar um comentário